7 Hábitos que aceleram o envelhecimento
Como vimos nesse vídeo aqui, existem dois tipos de envelhecimento. O primeiro é o envelhecimento natural que faz parte da vida, determinado geneticamente e conhecido como Envelhecimento Intrínseco. Em um corpo bem cuidado, os sinais desse tipo de envelhecimento só deveriam ser percebidos externamente a partir dos 60 anos.
O segundo tipo de envelhecimento é o principal responsável por pessoas que aparentam muito mais idade do que realmente têm: é o Envelhecimento Extrínseco. Também conhecido como Fotoenvelhecimento ou Envelhecimento Precoce, ele está relacionado com fatores externos ou extrínsecos ao organismo que aceleram o processo do envelhecimento natural.
E é aqui que entra nossa conversa de hoje. Os tais fatores extrínsecos são provenientes de maus hábitos que adquirimos ao longo da vida.
Conheça alguns deles abaixo.
Os efeitos da luz solar sob uma pele sem proteção promovem alterações tanto em sua textura quanto em sua pigmentação, deixando-a mais áspera, com mais rugas e menor elasticidade.
O consumo excessivo de álcool e a prático do fumo elevam a formação excessiva de radicais livres, sendo esses responsáveis por causar lesões celulares e prejudicar o bom funcionamento do organismo.
Minerais e vitaminas são classificados como nutrientes essenciais para a manutenção da normalidade metabólica e do funcionamento adequado das células. E, uma vez que não são produzidos por ele mesmo, deveriam ser repostos diariamente por meio de uma alimentação balanceada.
Se sua dieta é rica em alimentos industrializados, além de não oferecer os nutrientes necessários para o funcionamento em equilíbrio do seu corpo, você estará ingerindo substâncias tóxicas e nocivas que contribuirão para desestabilizar seu metabolismo e, como consequência, acelerarão o seu envelhecimento natural.
Não é novidade para ninguém que atividades físicas fazem bem para a saúde das pessoas. Mas o que poucos sabem é que a prática regular de atividades físicas contribui muito para o alongamento dos telômeros.
São os telômeros os guardiões do nosso código genético. Presentes nas extremidades dos cromossomos, são complexos do DNA cuja principal função é protege-los de quaisquer danos, garantindo, assim, a integridade do material genético que eles comportam.
Por outro lado, telômeros mais curtos estão associados ao envelhecimento acelerado e propícios ao desenvolvimento de doenças crônicas como por exemplo as cardiovasculares e o câncer conforme mostram estudos.
Portanto, se o sedentarismo é faz parte da sua rotina, talvez esteja na hora de repensar esse hábito.
Sem água não há vida e, na pele, não poderia ser diferente.
A baixa ingestão hídrica compromete o aspecto de pele saudável, com contorno e volume bem definidos visto que a molécula produzida pelo nosso corpo, chamada ácido hialurônico, ajuda a reter a água na pele devido a suas características químicas, preservando a hidratação natural da pele.
É um dos causadores do envelhecimento precoce porque obriga o organismo a desprender mais energia e, consequentemente, promove sobrecargas e maior desgaste do corpo.
Insight: se o envelhecimento pode ser acelerado, ele também pode ser desacelerado!
A saúde vem por meio da informação, que traz o conhecimento necessário para fazer escolhas saudáveis.
Sendo assim, uma vez que você sabe que o envelhecimento extrínseco é causado por consequências de maus hábitos, você tem o poder de reverter esse quadro, mudando seu estilo de vida e tendo hábitos mais saudáveis.
Ou seja, o processo natural de envelhecimento pode SIM ser acelerado – e desacelerado – em função do estilo e da qualidade de vida que ESCOLHEMOS ter.
O poder está na sua escolha!