1999
2003
2007
2014
2019
POR ONDE ANDEI
Orgulho dessa história! A OligoFlora foi fundada em 1999, em São José do Rio Preto, pelo casal Iram e Cláudia Torquato. Dra. Cláudia criou a abordagem da Estética Funcional no Brasil e foi pioneira em Oligotecnologia. Desenvolveu, com exclusividade, o conceito In & Out, e hoje continua como diretora científica do departamento de pesquisa e desenvolvimento OligoFlora.
Desde então, a OligoFlora vem conquistando espaços e ajudando a melhorar a qualidade de vida de diferentes pessoas com mais bem-estar, autoestima e beleza sustentável.
Vem conhecer um pouquinho dessa história com a gente <3
Como tudo começou?
Os primórdios da OligoFlora
Essa exposição visa apresentar ao público os primórdios e os embriões onde tudo começou. Voltamos aos anos 90 e conectamos os pontos que formam o pontapé inicial para que você estivesse aqui, hoje, lendo e apreciando essa linda história. Na primeira parte dessa mostra, chegamos até 2003 – ano de grande importância para a marca. A exposição conta também com acervo de fotografias, documentos, itens de publicidade e mídia, entre outros, que registram os primeiros passos de quando a OligoFlora ainda era uma recém-nascida. É com alegria e muito orgulho que compartilhamos com vocês esse acervo pela primeira vez em público.
Idealização: Miguel Torquato
Para uma melhor experiência, recomendamos que acesse via computador desktop.
.
o início de tudo
Junho de 1994
Cláudia, após ter sua primeira filha Bia, busca tratamento estético em Dourados, no interior de Mato Grosso do Sul, onde morava com Iram e Bia. Conversa vai e conversa vem, a esteticista que estava lhe atendendo conta que estava indo para São Paulo em uma feira de Franchising para investir numa clínica de Estética. “Foi quando ela me disse sobre a franquia italiana Vip Clinique”, lembra Cláudia.
Mal sabia a recém-mamãe, mas foi ali que se deu seu primeiro contato com o universo da estética. Alguns dias depois durante o café da manhã, Iram estava assistindo ao Bom Dia Brasil quando vê notícias sobre a Feira de Franchising de 1994 em São Paulo. Cláudia comenta que sua esteticista também estava indo. Isso despertou curiosidade no Iram e serviu como gatilho para finalmente sair da área de Obras Públicas.
De improviso e impulso, Iram embarcou para São Paulo com seu irmão a fim de conhecer a feira. Foi nessa feira que ele conheceu o mundo da estética.
Fotos do stand da Vip Clinique na Feira de Franchising de 1994 em São Paulo.
2º semestre de 1994
Iram e Cláudia compram uma unidade Vip Clinique. Inicialmente, eles queriam a praça de Dourados/MS. Mas como já estava vendida, acabaram escolhendo a de São José do Rio Preto/SP.
Em outubro, Cláudia vai para Itália se capacitar em Estética e receber o treinamento na sede da marca.
Curiosidade sobre a Cláudia:
“Chegando no aeroporto de Roma, tínhamos que fazer escala para o aeroporto doméstico. Eu era a membro mais nova do grupo com meus 20 anos e os mais velhos começaram a ficar apreensivos porque não tinha ninguém na cia para indicar o portão. Eu assumi a liderança e disse ‘quem tem boca, vai a Roma. Já estamos em Roma, vamos ir atrás de saber como ir para Torino’. Esse foi meu primeiro desafio.”
Registros da viagem de Cláudia à Itália em 1994. Na primeira foto, Cláudia recebe seu diploma de capacitação em estética. Na segunda, ela passeia por praça em Torino.
estética: primeiros passos
Início de 1995
Implantação e Inauguração da Vip Clinique Rio Preto.
Meio de 1995:
Houve a Convenção de Franqueados da Vip Clinique no Rio de Janeiro.
O fundador da marca esteve presente e apresentou como novidade a Ortomolecular na Estética. Foi a primeira vez em que Cláudia, Iram e Mylton (pai de Cláudia) ouviram falar dos oligoelementos e seu poder para o equilíbrio do metabolismo além de como eles poderiam ser aliados na estética. Acabou que o lançamento não foi implementado na rede de clínicas italianas uma vez que os preços do tratamento eram muito altos. Mas foi ali que a semente do que seria a Estética Funcional foi plantada no coração de Cláudia.
Dr. Mylton Bonato: inspiração
Dr. Mylton Bonato, pai de Cláudia, é um médico homeopata e naturalista que sempre enxergou que a saúde é a consequência da homeostasia.
“O corpo em equilíbrio tem todas as suas células funcionando em ‘harmonia’. Com isso, a resposta desse organismo a qualquer tratamento pode ser mais rápida e eficaz. Para atingirmos esse equilíbrio, temos os oligoelementos como grandes aliados.”
Palavras de Dr. Mylton em Março de 1997
Dr. Mylton foi grande parte da essência e da maneira de ser de Cláudia. Isso impactou profundamente a sua maneira de ver o mundo – e, também, de trabalhar.
fins podem ser novos começos
Cláudia e Iram continuam desenvolvendo a seu trabalho com estética convencional na Vip Clinique Rio Preto. Naquele período, os diferenciais dos tratamentos eram máquinas + cosméticos franceses. A chamada da campanha da marca na época “15 minutos de equipamento = 300 abdominais”.
O negócio, infelizmente, não andou como o esperado. Na visão de Iram, a proposta da marca era trazer a tecnologia italiana por meio dos equipamentos. Porém, o que as pessoas buscavam eram massagens.
Buscando alternativas para reverter o quadro do negócio, novamente a Ortomolecular apareceu para Iram. Ao folhear uma revista do segmento de estética brasileiro, ele se deparou com um anúncio de “produtos para Terapia Ortomolecular”. Decidiu entrar em contato com a empresa e perguntou se estavam buscando representantes em São José do Rio Preto. Ele agendou uma viagem para São Paulo juntamente com Cláudia e Mylton para conhecer a empresa.
A parceria deu certo e eles se tornaram representantes da empresa na região.
início da ortomolecular
Cláudia e Iram dão início às atividades com os oligoelementos em Rio Preto e são dados os primeiros passos rumo a construção do conceito da ESTÉTICA FUNCIONAL e a criação do 1ª protocolo de DETOX ESTÉTICA NO BRASIL.
Assim, aos poucos, a Vip Clinique passou a ser o Centro de Terapia Ortomolecular, situada na rua XV de novembro.
Revista Beleza & Saúde de São José do Rio Preto, SP, Ano 1, Outubro de 1997. Cláudia Fagundes Bonato Torquato é capa e dá sua primeira matéria sobre a Oligoterapia Ortomolecular.
Fotografias de cabine onde técnica executa a Detox Corporal criada por Cláudia em 1997.
Workshop de Estética no Rio Preto Automóvel Clube, 14/09/1997. Equipe da 1ª Clínica de Estética Funcional do mundo.
as raízes começam a nascer
Iram e Cláudia fazem parceria com uma clínica de medicina estética em Rio Preto, a Le Bire. Cláudia e suas três colaboradoras (Alessandra, Débora e Fabiana) são convidadas para desenvolver o trabalho da Estética Ortomolecular nessa clínica. Aqui, Cláudia ficou 3 anos trabalhando. Foi onde conheceu Hélio e Dra. Ana Silvia Lopes, proprietários da farmácia de manipulação, Maniflora, e que viriam a se tornar seus sócios juntamente com o Iram do que se tornaria a OligoFlora Indústria Farmacêutica.
Foram Hélio e Dra. Ana por meio da farmácia Maniflora que fabricaram os primeiros produtos que viriam a ser nossa 1ª linha de produtos.
No mesmo ano, Iram realiza curso em Londrina/PR na área de Oligoterapia Aplicada e conhece Dr. Fernando Machado – que seria um importante parceiro no início da OligoFlora.
Fotografias da Le Bire. Aqui acontece a ionização de oligoelementos, parte do tratamento na Terapia Ortomolecular.
Fotografias da Le Bire. Foto registra a recepção da clínica. Na época, a clínica chegava a atender 350 pacientes por dia (isso em 1998!).
Materiais de investigação do metabolismo criados por Cláudia quando trabalhava na Le Bire.
nascimento da OligoFlora
Iram, Dra. Ana Silvia e Dr. Fernando vão a Portugal em busca de fórmulas para poder fabricar produtos com oligoelementos no Brasil. Eles conseguem se tornar representantes dessa indústria portuguesa e passam a importar ativos com oligoelementos. Nasce, então, a OligoFlora Indústria Farmacêutica. A OligoFlora foi a 1ª empresa do país a desenvolver produtos com oligoelementos. Pioneira desde sua essência.
A OligoFlora inicia a venda de oligoelementos sprays para terapeutas holísticos e cosméticos ortomoleculares. A estratégia comercial era ofertar Cursos de Oligoterapia Catalítica a fim de vender produtos e assessoria técnica para médicos e terapeutas holísticos.
1º logotipo que tivemos. Curiosidade: o nome OligoFlora vem de Oligoelementos + Maniflora. O signo do logo (símbolo) teve inspiração em uma célula humana. A borboleta representa a transformação e a evolução que uma pessoa obtém ao cuidar de si mesma e encontrar o equilíbrio do seu organismo.
Viagem à Portugal que consolidou a semente da OligoFlora. Da esquerda para a direita, Dr. Fernando, Dra. Ana Silvia, Dona Maria (mãe de Ana) e Iram.
“A Oligoterapia e os 5 elementos” e “ Oligoterapia catalítica”, livros utilizados para propagação do conhecimento do tema na época. Acompanharam Iram e Cláudia por muitos e muitos momentos.
1º Curso de OligoTerapia Avançada do ano de 1999 em São Paulo/SP, ministrado por Dr. Fernando e Cláudia.
Fichas usadas nos cursos da época. Dados de paciente foram preservados.
1ª linha de Cosmecêuticos
Um marco importante para a marca. Pois foi o ano em que nossa linha industrializada de cosmecêuticos para estética corporal e detox foi oficialmente lançada ao mercado.
Ela foi desenvolvida por Cláudia e sua equipe técnica. Desde o começo, nos preocupamos com os detalhes e fazíamos questão de produzir nossos próprios produtos, conhecer nossos fornecedores e proporcionar uma qualidade de produção ímpar.
Fotos da nossa 1ª linha de cosmecêuticos lançada em 2000.
OligoFlora MED
De 2000 a 2002, o foco estratégico da marca estava no OligoFlora MED: fornecer nossos produtos, treinamentos e consultoria para médicos ortomoleculares, medicina integrada e medicina estética.
Curso ministrado por Cláudia na Sociedade Gaúcha de Medicina Estética. 2002.
Iram ministrando curso de Engenharia e Eficiência aplicadas a Gestão de Clínica. Turma formada por médicos. 2002.
LipoEscultura Natural
A OligoFlora deixa de focar apenas no público médico e desenvolve estratégia para ampliação do faturamento da empresa. O resultado foi a criação do Kit de LipoEscultura Natural, com venda de cursos para esteticistas e profissionais da área.
Aula por Cláudia Torquato em hotel em Moema, São Paulo/SP com turma heterogênea de médicos, esteticistas, terapeutas holísticos que buscavam conhecer o protocolo da LipoEscultural Natural da OligoFlora. 2003.
1ª matéria da história na Mídia sobre a OligoFlora: LipoEscultura Natural.
A marca passa por uma nova identidade visual e esse é o resultado do logotipo assumido a partir de 2003. A assinatura era Dermocosmética Ortomolecular.